Na Educação Infantil, a criança é recebida na escola de maneira acolhedora, com cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança, afeto e segurança. O ato de aprender dá-se na brincadeira, no convívio com o outro, no relacionamento com a natureza, nas rodas de conversa, nos momentos de leitura e faz-de-conta, bem como nas múltiplas atividades artísticas promovidas pela escola.
No Colégio Alternativo, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos do segmento, dada sua importância na formação do sujeito, para interação com outras pessoas, na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento. Nesse sentido, a leitura está presente na rotina escolar, na sala de aula ou na biblioteca, visando ampliar a experiência com a variedade de gêneros e cultivar o comportamento leitor.
Ainda no campo dos estudos linguísticos, segundo a neurociência, a idade ideal para a aquisição de uma língua estrangeira ocorre nos primeiros dez anos de vida, por esse motivo aulas de inglês são oferecidas a partir dos 3 anos.
O espaço físico da escola, materiais, brinquedos, mobiliário e todos os demais recursos são utilizados como instrumentos ativos do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e psicológico das crianças.
Trabalhar com projetos possibilita desenvolver um tema abrangendo várias áreas do conhecimento, investigando em profundidade um assunto marcado por interesses e desejos das crianças em conhecer e descobrir mais sobre o mundo.