Na Educação Infantil, a criança é recebida na escola de maneira acolhedora, com cuidados que permitem a construção de vínculos de confiança, afeto e segurança. O ato de aprender dá-se na brincadeira, no convívio com o outro, no relacionamento com a natureza, nas rodas de conversa, nos momentos de leitura e faz-de-conta, bem como nas múltiplas atividades artísticas promovidas pela escola.
No Colégio Alternativo, o trabalho com a linguagem constitui um dos eixos básicos do segmento, dada sua importância na formação do sujeito, para interação com outras pessoas, na construção do conhecimento e no desenvolvimento do pensamento. Nesse sentido, a leitura está presente na rotina escolar, na sala de aula ou na biblioteca, visando ampliar a experiência com a variedade de gêneros e cultivar o comportamento leitor.
Ainda no campo dos estudos linguísticos, segundo a neurociência, a idade ideal para a aquisição de uma língua estrangeira ocorre nos primeiros dez anos de vida, por esse motivo aulas de inglês são oferecidas a partir dos 3 anos.
O espaço físico da escola, materiais, brinquedos, mobiliário e todos os demais recursos são utilizados como instrumentos ativos do processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e psicológico das crianças.
Trabalhar com projetos possibilita desenvolver um tema abrangendo várias áreas do conhecimento, investigando em profundidade um assunto marcado por interesses e desejos das crianças em conhecer e descobrir mais sobre o mundo.
A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita.
Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório amplia-se à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Fundamental I e, posteriormente, no Fundamental II.
A passagem para o 6º ano desafia o aluno a interagir com diversos professores. Com instalações, equipamentos e materiais específicos para cada disciplina, as aulas possibilitam contato direto e profundo com os temas apresentados em aula.
Os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas e projetos de trabalho interdisciplinares. Procedimentos pedagógicos são trabalhados e fornecem aos alunos as condições necessárias para que sejam agentes no processo de construção do conhecimento. Assim, algumas palavras passam a marcar o cotidiano: observar, registrar, deduzir, prever, antecipar, reformular, opinar, entre outras. Palavras que se traduzem em ações. Ações que levam o aluno a descobrir na prática que o conteúdo aprendido não é um fim, mas antes um caminho, que se abre em vários outros, permitindo o acesso direto à ampliação e renovação permanente do conhecimento.
Dentro e fora da sala de aula, o aluno é estimulado a trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e trocando experiências e hipóteses, transformando-se em coordenador e organizador dos saberes, o professor orienta as formas de estudar e pesquisar, bem como incentiva a leitura e a escrita. Cabe a ele apresentar os conteúdos e atividades de modo que os alunos compreendam o porquê e para que aprendem. Assim, desenvolvem expectativas positivas em relação à aprendizagem e sentem-se motivados para o trabalho escolar.
Assumindo o compromisso de uma educação ampla e constantemente renovada, o Colégio Alternativo busca integrar, ao dia a dia da escola, conceitos de ética, cidadania e valores – Inovação: para acompanhar as mudanças sociais; Relacionamento: para tornar o processo ensino-aprendizagem mais humano; Integridade: para realizar um trabalho ético; Transparência: na eficácia de seus serviços.
A entrada no Ensino Fundamental revela ao estudante um novo e atraente universo de saberes, que se abre graças à conquista da leitura e da escrita.
Progressivamente, o aluno entra em contato com novos conteúdos. O repertório amplia-se à medida que são introduzidas as diferentes disciplinas no Fundamental I e, posteriormente, no Fundamental II.
A passagem para o 6º ano desafia o aluno a interagir com diversos professores. Com instalações, equipamentos e materiais específicos para cada disciplina, as aulas possibilitam contato direto e profundo com os temas apresentados em aula.
Os conteúdos são abordados em aulas, pesquisas e projetos de trabalho interdisciplinares. Procedimentos pedagógicos são trabalhados e fornecem aos alunos as condições necessárias para que sejam agentes no processo de construção do conhecimento. Assim, algumas palavras passam a marcar o cotidiano: observar, registrar, deduzir, prever, antecipar, reformular, opinar, entre outras. Palavras que se traduzem em ações. Ações que levam o aluno a descobrir na prática que o conteúdo aprendido não é um fim, mas antes um caminho, que se abre em vários outros, permitindo o acesso direto à ampliação e renovação permanente do conhecimento.
Dentro e fora da sala de aula, o aluno é estimulado a trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e trocando experiências e hipóteses, transformando-se em coordenador e organizador dos saberes, o professor orienta as formas de estudar e pesquisar, bem como incentiva a leitura e a escrita. Cabe a ele apresentar os conteúdos e atividades de modo que os alunos compreendam o porquê e para que aprendem. Assim, desenvolvem expectativas positivas em relação à aprendizagem e sentem-se motivados para o trabalho escolar.
Assumindo o compromisso de uma educação ampla e constantemente renovada, o Colégio Alternativo busca integrar, ao dia a dia da escola, conceitos de ética, cidadania e valores – Inovação: para acompanhar as mudanças sociais; Relacionamento: para tornar o processo ensino-aprendizagem mais humano; Integridade: para realizar um trabalho ético; Transparência: na eficácia de seus serviços.
O ensino Médio do Colégio Alternativo, preocupado com o desenvolvimento do educando, procurará ao longo dos anos, formar cidadãos conscientes dotados de juízo crítico, para compreender esta sociedade complexa e participar da sua produtividade.
Através do ensino, o aluno poderá ainda:
Consolidar e aprofundar os conhecimentos sistemáticos adquiridos no Ensino Fundamental em anos anteriores;
Ser capaz de gerar o próprio conhecimento, tendo como mediador o professor;
Desenvolver habilidades de raciocínio pessoal e interpessoal de acordo com os níveis do desenvolvimento escolar;
Desenvolver competências necessárias para suprir as exigências do mercado de trabalho;
Ser capaz de compreender fundamentos específicos e tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria com prática no ensino de cada componente curricular.
Adquirir os requisitos necessários para que os conhecimentos, experiências e habilidades se transformem em atitudes e capacidades harmônicas entre si, individualmente significativas e socialmente desejáveis;
Ser capaz, por intermédio do aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no E.F., dar continuidade aos estudos em níveis superiores, ingressando nas "melhores faculdades do país ".
Material Didático:
Apostila Anual – 8 cadernos
Apostila de Exercícios – 8 cadernos
Quem é o aluno Anglo?
é compromissado com a aprendizagem;
é aquele que procura adquirir hábito de estudo;
é aquele que como consequência de um trabalho de estudo bem feito, consegue boas notas.
O Anglo quer de você ?
Assuidade: não faltar à aula;
Pontualidade: bateu sinal, o aluno deve dirigir-se imediatamente para a sala de aula;
Aula bem assistida: postura do aluno na carteira, atenção para com o professor, realização de questionamentos, empenho na realização de exercicíos(como se estivesse prestando um concurso para aquilo que você mais gosta);
Atitude adequada: ninguém deve permanecer na sala de aula sem participar, ninguém pode permanecer na sala de aula dormindo, conversando oulendo algo que não seja do interesse da aula;
Iniciativa: interpretar texto;
Planejamento/Organização: perseverante;
Estudo em casa :estudar todos os dias, criando hábito de estudo --"aula dada, aula estudada", resolução de tarefas mínimas e tarefas complementares --, controle feito diariamente na apostila.
Como deve ser a postura do aluno Anglo ?
organizado
pontual
participativo, trocar idéias
ter o hábito de estudo -"aula dada, aula estudada"